
Por Agência Brasil - Brasília (Foto: )
Os primeiros dias do ano estão sendo
marcados pelo cancelamento de centenas de voos por falta de tripulação. A
situação é provocada pelo afastamento de pilotos, copilotos e aeromoças por
covid-19 e gripe influenza. O impacto é sentido na Azul, Gol e Latam, as
principais empresas do país.
Com o cancelamento de voos, os
passageiros que compraram bilhetes têm o direito de serem restituídos. Segundo
o Procon de São Paulo, o consumidor deve ser reacomodado em outro voo, receber
o reembolso integral da passagem em até sete dias ou optar pela remarcação da
data da viagem sem qualquer custo.
Em 1º de janeiro, voltaram a valer as
antigas regras para alteração e cancelamento de voos. Com o término da validade
da Lei nº 14.174/2021, as regras que estavam em vigor durante o auge da
pandemia de covid-19 não serão mais aplicadas em função do fim da flexibilização.
Está em vigor a Resolução nº 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil
(Anac).



Durante a pandemia, o consumidor que
cancelasse uma passagem para viagens entre 19 de marco de 2020 e 31 de dezembro
de 2021, estava isento da cobrança de multa, e o valor pago era convertido em
crédito para próxima viagem. Quem optasse pelo reembolso teria até um ano para
receber o valor, que seria corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao
Consumidor (INPC).
O Procon-SP orienta que o órgão seja
acionado caso a preferência do consumidor pela remarcação ou devolução do valor
pago não seja respeitada pelas companhias aéreas.
Nesta semana, o órgão notificou as
empresas a prestarem esclarecimentos sobre as medidas tomadas para minimizar os
danos aos passageiros devido aos cancelamentos e a informarem os dados sobre a
quantidade de voos cancelados e de pessoas afetadas.
A medida também foi tomada pela
Secretaria Nacional do Consumidor, órgão do Ministério da Justiça. A secretaria
quer que a Azul, Gol e Latam informem os dados sobre os voos cancelados e o
funcionamento do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) para atender os
passageiros afetados pelos cancelamentos.
Edição: Valéria Aguiar