Terça-feira, 23 de Abril de 2024

SAÚDE
Publicada em 21/11/20 às 07:31h - 100 visualizações
Ourilândia do Norte: Operação Covid-19 realiza mutirão de atendimento na Aldeia Kayapó
A operação é realizada pelos ministérios da Defesa e da Saúde, envolvendo equipes da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira (FAB). A ação, denominada “Missão Kayapó”, que iniciou dia 17, segue até o próximo dia 24, com atendimentos nas aldeias da comu

Jornal O Niquel

 

 

As comunidades da Terra Indígena Kayapó no Polo Base de Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará, está recebendo ação de saúde na Operação Covid-19 realizada pelos ministérios da Defesa (MD) e da Saúde (MS). A ação, que começou dia 17 e segue até o próximo dia 24, envolve equipes da Marinha, Exército e Força aérea Brasileira (FAB), que estão realizando atendimento e ações preventivas ao novo coronavíus e outras doenças.

A ação, denominada “Missão Kayapó”, conta com uma equipe de mais de 60 pessoas, sendo 26 profissionais de saúde nas áreas de pediatria, ginecologia e obstetrícia, clínica geral, médicos veterinários, enfermeiros e técnicos de enfermagem, de laboratório e de veterinária. A expectativa é atender mais de seis mil índios das aldeias Turedjam, Kikretum, Kokraimoro, Moikarako, Aukre, Kubenkrãnkrehn e Gorotire.

Mais de três toneladas de insumos foram levados à região por meio de aeronave da FAB. Segundo o secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto do Ministério da Defesa, general Manoel Luiz Narvaz Pafiadache, a operação também irá atender diversas aldeias no Pará. “Vamos atender uma série de aldeias isoladas, que estão precisando do nosso apoio. É a segunda vez que voltamos ao Pará, uma vez que já estivemos em Tiriós, no noroeste do estado. O Ministério da Defesa e o Ministério da Saúde, por meio desta ação interministerial, cumprirão aquilo que nos determinamos, que é levar saúde, orientação, meios, insumos e medicamentos a comunidades indígenas aldeadas”, destacou o general.

O Coordenador Administrativo da Missão, Tenente-Coronel Klaus Raylen Tavares Rêgo, explica que além de levar saúde as comunidades isoladas e mitigar os impactos do novo coronavírus, o objetivo da operação fazer a orientação das comunidades para se prevenir contra doenças. “Nossa intenção nesta missão interministerial é atender o maior número de índios da etnia Kayapó no apoio à saúde e conscientização no enfrentamento à Covid-19” e outras doenças nas aldeias”, explicou o oficial.

Os militares da missão pernoitam, até o dia 24 de novembro, na Base em Ourilândia do Norte e se deslocam diariamente às aldeias, por meio de helicópteros e viaturas das três Forças. A Operação conta também com apoio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).

(Tina Santos)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2486921 Usuários Online: 181



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados