Sábado, 20 de Abril de 2024

SAÚDE
Publicada em 27/05/20 às 17:11h - 131 visualizações
Covid-19 mata sexto índio em aldeias do sul e sudeste do Pará
A vítima é da etnia Kaiapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, onde a doença se propaga e ameaça toda comunidade indígena

Jornal O Niquel

Faleceu na madrugada de ontem (26), o sexto índio vítima de Covid-19 nas aldeias do sul e sudeste do Pará. A vítima é da etnia Kaiapó, da aldeia Gorotire, em Cumaru do Norte, no sul do estado.

A situação é de extrema preocupação, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Cumaru do Norte, porque a doença começou a se disseminar de forma rápida e já há vários índios infectados. Dos 50 casos positivos do novo coronavírus confirmados no município, que teve um saldo vertiginoso da doença em três dias, boa parte é da comunidade nativa, que é uma das maiores do Pará.

A aldeia é atendida pelo Distrito Sanitário Especial Indígena Kaiapó do Pará, com sede na cidade de Redenção, que adotou medidas, mas não conseguiu evitar a chegada do vírus à comunidade. A aldeia Gorotire fica cerca de 60 km da sede do município de Cumaru do Norte.

Segundo o Distrito Sanitário, a maior dificuldade e que torna ainda mais complicado prevenir e tratar a doença entre os índios da aldeia, é que eles não querem sair de lá para ser atendidos em hospitais da cidade. De acordo com o coordenador do Distrito Sanitário, Lázaro Marinho, os índios testados positivos para o vírus estão recebendo tratamento e acompanhamento médico na aldeia, mas reconhece que a situação é preocupante, porque se houver o agravamento do quadro clínico, é difícil convencê-los a vir para Redenção ou outro centro médico mais avançado para se tratar.

Esse teria sido o caso do índio que faleceu, que não teria concordado em sair da aldeia para ser tratado no Hospital Regional de Redenção. “Nos estamos tratando os indígenas contaminados, que estão isolados dos demais e recebendo as medicações até o momento indicadas pelos médicos para tratamento e combate do vírus’’, informa Marinho.

O índio Kaiapó é a sexta vítima de Covid-19 nas aldeias das regiões sul e sudeste do Pará nós últimos cinco dias, o que dá uma média de mais de uma morte por dia nas comunidades tradicionais pela doença.

(Tina Santos)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2480930 Usuários Online: 174



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados