Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Política
Publicada em 30/06/21 às 06:35h - 81 visualizações
Governo leva \'Forma Pará\' a 54 municípios e ensino superior a indígenas em Parauapebas
O objetivo é reduzir o déficit de acesso à formação superior, ampliando o aumento de cursos ofertados por instituições públicas

Jornal O Niquel

Governador Helder Barbalho no lançamento da chamada 2021 do Programa Forma Pará  (Foto: Foto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará)


Levar o ensino superior a todo o Estado é a função do Programa Forma Pará, cuja chamada 2021, ofertando quase duas mil novas vagas, foi lançada oficialmente na tarde desta terça-feira (29), em programação no Teatro Estação Gasômetro, no Parque da Residência, em Belém. Este ano, o programa se expande para mais 33 cidades, com a inclusão de comunidades indígenas do município de Parauapebas, na região Sudeste, que também terão acesso ao ensino superior público. O vestibular para os selecionados da jornada de 2020 ocorre no próximo domingo (4).



Helder Barbalho disse que a meta é ofertar quase 4 mil vagas até o próximo anoFoto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará





O governador Helder Barbalho participou do lançamento e anunciou que o programa de governo, que visa reduzir o déficit de acesso à formação superior principalmente entre os jovens, promovendo o aumento de cursos ofertados por instituições públicas, tem investimento de quase R$ 30 milhões em recursos próprios. Com mais esta chamada, o “Forma Pará”, criado em 2019, torna-se presente em 54 dos 144 municípios paraenses, com a meta de ofertar de cerca de 4 mil vagas até o final de 2022. Os inscritos podem escolher opções de cursos de graduação em áreas de licenciatura, bacharelado e tecnológico. 



A solenidade, realizada no Teatro Estação Gasômetro, reuniu várias autoridades estaduais e municipaisFoto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

"Esta é uma demonstração de que este programa leva em consideração as muitas realidades, próprias de nosso território, que precisam ser enxergadas em um programa que pretende cumprir plenamente sua missão. Agradeço às prefeituras porque o que faz o sucesso do ‘Forma Pará’ é exatamente a capacidade do governo, universidades e da interlocução dos 54 municípios para o acolhimento destas ações", enfatizou o chefe do Executivo.

Executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com instituições de ensino, prefeituras e organizações sociais, o “Forma Pará” quer chegar à marca de 5 mil vagas ofertadas até o final do próximo ano.



O secretário Carlos Maneschy ressaltou o aspecto social do programa educacionalFoto: Pedro Guerreiro / Ag. Pará

Novos horizontes - "Este é um projeto ambicioso e virtuoso, de algumas certezas em comum: de que a educação é a estrada mais garantida para fazer sonhos florescerem, de que só o conhecimento nos retira das trevas da ignorância e nos lança às luzes do saber. Retira da desigualdade, da injustiça e da pobreza, e nos joga em horizontes de oportunidades. Convivemos com extremas desigualdades históricas, e este governo se propõe, desde o primeiro dia, a amenizá-las, e onde é possível, removê-las definitivamente", afirmou o titular da Sectet, Carlos Maneschy.





Ao se pronunciar em nome de todos os reitores e gestores de Instituições de Ensino Superior (IES) parceiras do “Forma Pará”, o reitor Marcel Botelho, da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), relacionou o bom andamento do programa à eficiência do uso de recursos públicos. "A disposição em investir bem o recurso público, levar os cursos para 54 municípios a custo menor, é mostrar eficiência. Damos exemplo ao Brasil. Agradeço a todos os reitores, aos professores. Não é sem dedicação, sem os esforços para além do que foi contratado, que a gente conseguiria superar essas barreiras. Este é um momento de virada da economia, do social e do ambiental. Sem ciência de qualidade não temos chance de progredir, e em 20 anos essa virada será lembrada", ressaltou o reitor.

Por Carol Menezes (SECOM)




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2478400 Usuários Online: 200



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados