Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Política
Publicada em 03/12/20 às 05:28h - 108 visualizações
MEMÓRIA: Em homenagem Mercado Municipal de Tucumã ganha fachada com nome de pioneiro ‘Gonçalo Sampaio’

Jornal O Niquel

Roney Braga Wydiamaior/ Assessor de Comunicação Social do “ Tempo de Paz e Prosperidade”.  (Foto: )


 Administração do prefeito Adelar Pelegrini homenageia a família do senhor Gonçalo Sampaio (in memoriam), dando ao Mercado Municipal de Tucumã o nome do pioneiro e do projeto de emancipação política do município.

 

O prefeito Adelar Pelegrini afirma que o pioneiro terá uma homenagem a altura de sua honrosa história, fato este ocorrido em 2014 quando foi realizada a entrega das obras de reforma e revitalização da feira municipal.

Cabe lembrar que uma lei municipal 318/06 vigente oficializa o nome do prédio público como “ Mercado Municipal Gonçalo Sampaio” e agora fica completa a homenagem com fachada em que agora aparece um letreiro no formato Arial confeccionado em ACM – Branca. 

 

HISTÓRIA - Gonçalo Sampaio foi um dos fundadores da cidade de Tucumã. Tendo Chegado à localidade no final da década de 70, juntamente com os engenheiros da Construtora Andrade Gutierrez. Onde exercia a função de chefe da divisão de vendas de lotes e terras.

No início a primeira sede da cidade de Tucumã ficava a 85 km local chamado fazenda Krimet, a beira do Rio Fresco onde foi feito as primeiras experiência do solo em um complexo de culturas experimentais.


Neste campo foram desenvolvidas atividade agronômicas com plantações de cacau, pimenta, laranja e muitas outras frutas e legumes. Os engenheiros agrônomos da Construtora Andrade Gutierrez, decidiram mudar a sede de Tucumã para onde hoje estamos porque segundo os estudos técnicos neste local havia mas abundância de terra roxa e vermelha ótimas pra o plantio e para o projeto de colonização da empresa.

 

 Em 1980 começou a divulgação para vendas das terras com a campanha "Vida nova no Sul do Pará, "O jingles falava de terra fértil e generosa, para plantar e para colher, lá vou ter bons lucros e minha família feliz vai viver... Eu vou pra Tucumã, minha vida nova no sul do Pará!!! Neste meio tempo foram sendo feita as demarcações de lotes urbanos e rurais, todos os colonos a maioria sulistas era recebido por Gonçalo Sampaio, que foi assentando em sua propriedade e recebiam assistência técnica agrícola.

Ainda em 1981 também foram feito as primeiras casas do projeto Tucumã, sendo um aglomerado de residência dos funcionários da Gutierrez. De 81 a 82 começou a migração de pessoas vindas do sul, autorizadas a colonizar e produzir em sua terra recém-adquirida.

 

Ao passar dos tempos foram surgindo outras pessoas de várias regiões do Brasil interessadas em comprar terras para outros fins. Como Tucumã era bem próximo a Serra Pelada, sugiram também garimpeiros, fazendeiros e meeiros, a fim de entrar na cidade que era protegida por guardas e existia uma guarita e uma corrente (Gurita apelido carinhoso dado à cidade vizinha).

 

Essas pessoas impedidas de entrar no Projeto Tucumã foram os que deram origem a cidade de Ourilândia do Norte. Meio a aglomeração de pessoas e família já assentadas, muitos conseguiram entrar por ter parente dentro de Tucumã. Isso fez com que muitos começassem a explorar as riquezas naturais, trazendo aí o círculo do ouro e da madeira.

 

 No fim do ano de 1982, surgiu as denúncias contra a construtora Andrade Gutierrez de explorar as terras antes de entregar para os colonos. Em 1983 a cidade já estava tomada por garimpeiros e madeireiras e nesta época vinha helicópteros da Caixa Econômica Federal, trazer dinheiro e levar o ouro da cidade.

 

Foi também nesta época que o povo sentiu a necessidade de um governo municipal e na época a pessoa mais indicado por já conhecer todos os colonos e as mazelas da cidade, foi Gonçalo Sampaio, ao foi escolhido a disputar as eleições municipais, ele era amigo pessoal do governado Jader Barbalho, que acatou a denúncias feitas contra a Andrade Gutierrez.

 

No mesmo ano houve eleições para a escolha do sub-prefeito, que na época Tucumã ainda era distrito de São Félix do Xingu. A disputa foi entre Gonçalo Sampaio contra o homem forte da Andrade Gutierrez funcionário de carreira,  Gonçalo venceu as eleições com uma boa vantagem dos votos válidos.

Ao assumir a sub-prefeitura, abriu ruas e avenidas criando assim os primeiros bairros, Morumbi, apertadinho hoje conhecido como Bairro das Flores, Palmeira I e II, Monte Castelo e todos os outros dando assim forma a cidade. 

Gonçalo Sampaio faleceu em 2003 deixando um legado de amizade, humildade e respeito ao próximo, lembra um dos filhos Renato Sampaio, ao qual em contato com a reportagem fez questão em agradecer a justa homenagem hora disponibilizada pelo o Prefeito Adelar Pelegrini.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452757 Usuários Online: 174



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados