Sábado, 20 de Abril de 2024

Política
Publicada em 18/08/20 às 15:44h - 111 visualizações
MP Eleitoral pede ao TSE ampliação de inelegibilidade de candidatos “ficha-suja”
Procuradores temem que candidatos possam ser beneficiados pelo adiamento das eleições

Jornal O Niquel


Brasília – O Ministério Público Eleitoral (MPE) formalizou pedido ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para ampliar o prazo de inelegibilidade de candidatos “ficha-suja” que podem ser beneficiados pelo adiamento das eleições. A mudança na data do pleito torna aptos à disputa políticos declarados inelegíveis por fraudes na campanha de 2012, como caixa dois e compra de votos. Se o pleito fosse mantido no primeiro domingo de outubro, eles só poderiam se candidatar em 2022.

O  prazo de oito anos de inelegibilidade, previsto na legislação para condenações por abuso de poder político e econômico na campanha, começa a contar da data da eleição, que naquele ano foi em 7 de outubro. Em 2020, o pleito cairia no dia 4 de outubro, então esses políticos ainda não poderiam concorrer.

De acordo com o MPE, o prazo deve ser contado em anos inteiros, e não a partir da data da eleição. Segundo o vice-procurador-geral eleitoral Renato Brill de Góes, o adiamento do pleito, apesar de louvável do ponto de vista sanitário, não pode “distanciar-se de caros valores constitucionais”, como o da probidade administrativa e o da moralidade.

As assessorias técnicas chegaram a discutir que a PEC enviada ao Congresso para mudar a data previsse a impossibilidade de esses candidatos participarem, mas a proposta não avançou. O entendimento entre a maioria dos ministros é o de que o fim do prazo de inelegibilidade não pode ser flexibilizado.

O parecer do subprocurador foi enviado aos autos de uma consulta protocolada pelo deputado Célio Studard (PV-CE), cuja equipe jurídica inclui o jurista Marlon Reis, um dos idealizadores e redatores da Lei da Ficha Limpa. O relator é o ministro Edson Fachin, que em breve deve submeter o caso ao plenário do TSE.

Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2481260 Usuários Online: 206



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados