Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

POLÍCIA
Publicada em 10/05/22 às 06:45h - 456 visualizações
Polícia Federal combate desmatamento e fecha garimpos clandestinos no sudeste do Pará
A operação foi realizada em conjunto com o Ibama, Funai e Força Nacional na terra indígena Kayapó, em São Félix do Xingu.

Jornal O Niquel

A Polícia Federal, em ação coordenada com o Ibama, a Funai e a Força Nacional, com foco no combate ao desmatamento ilegal na Amazônia deflagrou a Operação Sonho Distante, na terra indígena Kayapó, em São Felix do Xingu, no sudeste do Pará.

A ação foi motivada por denúncias recebidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal em Redenção, no início do mês de abril.  Foram relatados o surgimento de um garimpo clandestino de ouro, a mais de 160 km do município de São Félix do Xingu, que estaria gerando enorme descontentamento entre os indígenas e risco de confronto com os garimpeiros.


A incursão no local do garimpo ocorreu com o uso de helicóptero do Centro de Operações Aéreas do IBAMA (Coaer), porque a via de acesso se encontra intransitável para veículos, surpreendendo os garimpeiros em plena atividade. Na ação foram fechados três garimpos clandestinos de ouro, inutilizadas três escavadeiras hidráulicas (PCs), diversos motores e estruturas de apoio aos garimpeiros, além da apreensão de documentos e de mercúrio, metal líquido altamente poluente.

A atividade mineradora ilegal representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, polui leitos de rios e causa danos irreparáveis à fauna e à flora do local atingido. O dano ambiental será quantificado, posteriormente, pela perícia da Polícia Federal, para fins de ressarcimento por parte dos infratores.

A Operação Guardiões do Bioma visa cumprir os acordos internacionais firmados pelo Brasil na 26ª Conferência das Nações Unidas sobre as mudanças climáticas (COP26), realizada na Escócia.

Com informações da PF















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2478939 Usuários Online: 174



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados