Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

POLÍCIA
Publicada em 06/04/22 às 06:41h - 472 visualizações
PF: Operação Mercúrio cumpre mandados em cidades do Pará, Tocantins, Minas e S. Paulo
As investigações tiveram início no ano de 2018, quando foi identificado indivíduo residente em Araguaína, responsável por extrair ilegalmente ouro, sem autorização da ANM

Jornal O Niquel

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (5) a Operação Mercúrio, cujo objetivo é investigar a exploração e comercialização ilegal de ouro nos Estados do Tocantins, Pará, Minas Gerais e São Paulo. Aproximadamente 30 policiais federais deram cumprimento a seis mandados de busca e apreensão nas cidades de Araguaína (TO), Tucumã (PA), Uberlândia (MG) e São José do Rio Preto (SP). Os mandados foram expedidos pela Justiça Federal em Araguaína. Uma pessoa foi presa por porte ilegal de arma de fogo.

As investigações tiveram início no ano de 2018, quando foi identificado indivíduo residente em Araguaína, responsável por extrair ilegalmente ouro, sem autorização legal da Agência Nacional de Mineração (ANM). O ouro era extraído em fazendas localizadas no estado do Pará, sendo o produto transportado até Araguaína, onde era armazenado e posteriormente levado para o Estado de São Paulo para comercialização em joalherias.

No decorrer das investigações, ficou comprovado que o lucro líquido do principal investigado em decorrência da extração ilegal de ouro era de pelo menos R$ 300 mil por mês, bem como parte do proveito do crime era revertido em compras de diversas fazendas nos Estados do Tocantins e Pará.

Os investigados poderão responder, na medida de suas culpabilidades, pelos crimes de extração ilegal de minério, usurpação de bens da união, organização criminosa e lavagem de dinheiro, cujas penas máximas somadas podem chegar a 24 anos de reclusão.

O nome da operação – Mercúrio – faz alusão à substância que serve de ímã para grudar os pedaços menores de ouro, tornando-os mais visíveis e fáceis de serem separados, sendo utilizado em larga escala pelos garimpeiros ilegais.

(Fonte: Comunicação Social da PF – Tocantins)














ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2480606 Usuários Online: 164



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados