Terça-feira, 19 de Março de 2024

POLÍCIA
Publicada em 29/07/21 às 05:28h - 2414 visualizações
Polícia Federal fecha garimpos ilegais em Ourilândia do Norte e encontra trabalhadores em condições análogas à escravidão
Além do impacto ambiental, o município de Ourilândia do Norte teve o sistema de abastecimento de água comprometido por causa dos garimpos.

Jornal O Niquel

Segundo a PF, até o começo da manhã, seis garimpos de ouro clandestinos haviam sido fechados  (Foto: )


A Polícia Federal em Redenção, Sudeste Paraense, deflagrou nesta quarta-feira, 28, a Operação “1200”, que teve por objetivo combater crimes ambientais, extração ilegal de minérios e trabalho escravo na zona rural do município de Ourilândia do Norte. Ao todo, estão sendo cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, expedidos pela Justiça Federal de Redenção.


FOTOS DIVULGAÇÃO REDES SOCIAIS

Segundo a PF, até o começo da manhã, seis garimpos de ouro clandestinos haviam sido fechados e duas pessoas foram presas em flagrante. Foram apreendidos, até agora, nove escavadeiras hidráulicas, motores de sucção, diversos apetrechos de garimpo, mercúrio, uma pequena quantidade de ouro, armas, munições e documentos contendo dados sobre a contabilidade das atividades.

Além do impacto ambiental, o município de Ourilândia do Norte teve o sistema de abastecimento de água comprometido

Diversos trabalhadores foram encontrados em condição degradante de trabalho. A ação conta com a participação de pouco mais de cem Policiais Federais, dentre eles nove integrantes do Comando de Operações Táticas (COT), grupo de elite da Polícia Federal, um helicóptero Esquilo, do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal (CAOP), dois procuradores do Ministério Público do Trabalho e um Procurador da República.

Desde o início do ano de 2019 a área da referida Fazenda 1200 e áreas da União em seu entorno estão sendo exploradas ilegalmente por garimpeiros, de acordo com as investigações. A atividade representa risco à saúde dos trabalhadores pelo uso indiscriminado de mercúrio, causa desmatamento, polui leitos de rios e causa danos irreparáveis à fauna e flora do local atingido.

Além do impacto ambiental, o município de Ourilândia do Norte teve o sistema de abastecimento de água comprometido em razão da poluição do Rio Águas Claras. O projeto de captação de águas é uma parceria firmada entre a FUNASA e o município, no valor aproximado de vinte e quatro milhões de reais, e encontra-se paralisado. O dano ambiental será quantificado, posteriormente, pela Perícia da Polícia Federal. A operação continua ao longo do dia. (O Liberal)








ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2436475 Usuários Online: 163



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados