Terça-feira, 16 de Abril de 2024

POLÍCIA
Publicada em 27/05/21 às 09:39h - 76 visualizações
Concurso da PF: 11 candidatos foragidos são presos durante prova no DF e em 9 estados
Inscritos tinham mandados de prisão em aberto. Exame ocorreu no domingo (26), mas prisões foram divulgadas nesta quarta-feira (26); são 1,5 mil vagas para cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista.

Por Wellington Hanna e Walder Galvão, TV Globo e G1 DF

Superintendência da Polícia Federal em Brasília, vista de cima, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação  (Foto: Foto: Divulgação)

A Polícia Federal (PF) prendeu, no domingo (23), 11 foragidos da Justiça inscritos para as provas do concurso da corporação no Distrito Federal e em nove estados. Os candidatos tinham mandado de prisão em aberto e foram retirados do local do exame.

De acordo com os investigadores, "os mandados de prisão foram cumpridos de forma discreta e sem causar tumulto ou prejuízo para aplicação das provas". Segundo a PF, a medida "garantiu a segurança do concurso", além de retirar os indivíduos do convívio social.

A prisões ocorreram em:

Brasília

Acre

Bahia

Mato Grosso

Rondônia

Roraima

Rio Grande do Sul

Santa Catarina

Sergipe

São Paulo

A Polícia Federal, no entanto, não divulgou informações sobre os crimes que os presos respondiam e nem a identidade dos detidos. Durante a tarde desta quarta-feira (26), a Polícia Civil de Sergipe informou que a pessoa presa naquele estado foi detida uma semana antes, e não no dia da prova.

No domingo, foram aplicadas as provas escritas do concurso público para os cargos de delegado, agente, escrivão e papiloscopista da corporação.

Ao todo, são 1,5 mil vagas e mais de 320 mil inscritos no certame. Os salários iniciais variam de R$ 12 mil a R$ 23 mil. Além das provas objetivas e discursivas, a seleção conta com:

Exame de aptidão física

Avaliação médica e psicológica

Prova oral e prova de digitação para os cargos de delegado e escrivão, respectivamente

Avaliação de título

Investigação social

Embate judicial

Fachada do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília, em imagem de arquivo — Foto: José Cruz/Agência Brasil/Arquivo

O concurso para a PF ocorreu após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de manter as provas para a data, dia 23 de maio. A avaliação chegou a ser marcada para 21 de março, porém, a corporação decidiu adiar, devido à pandemia de Covid-19.

Em plenário virtual, o tribunal analisou ação apresentada por uma candidata de Pernambuco, que questionou a realização dos exames "mesmo com os inúmeros decretos restritivos dos estados e municípios, bem como os altos índices de contágios, infecções e mortes pela Covid-19 em todo o país".

Foi a primeira vez que a Corte fez julgamentos em somente um dia. A maioria no Supremo a favor da realização do concurso neste domingo foi formada com os votos de dez dos 11 ministros. 


ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2472533 Usuários Online: 169



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados