Segunda-feira, 19 de Maio de 2025

EDUCAÇÃO
Publicada em 17/05/25 às 17:18h - 168 visualizações
Projeto da Professora Claudia Gomes Resgata Saberes Kayapó com Leitura, Escrita e Pintura
Grafismo e Identidade: Leitura, Escrita e Imaginação nas Pinturas Corporais Kayapó

Mauri Vandir, do Jornal O Níquel

 (Foto: Professora Claudia Gomes )


A Professora Claudia Gomes desenvolve, na Aldeia Potikere, o projeto Pintura Corporal Indígena Kayapó com os alunos da Escola Municipal Irepumunhti, com o objetivo de fortalecer a identidade cultural, estimular o aprendizado e valorizar os saberes tradicionais do povo Kayapó.

O projeto une teoria e prática, permitindo que os alunos expressem seus conhecimentos por meio da arte, da leitura e da escrita, respeitando e preservando suas raízes culturais.

Além de aprenderem sobre os significados e a importância cultural das pinturas corporais, os alunos estão também transpondo esses grafismos para o papel em sala de aula, o que contribui significativamente para o desenvolvimento da coordenação motora e das habilidades mentais. Ao desenharem os padrões tradicionais, eles exercitam a concentração, a memória visual e a criatividade, reforçando a aprendizagem de forma lúdica e significativa.



Claudia Gomes, idealizadora do projeto que une arte, cultura e educação na Escola.


Sobre o Projeto

Nome: Pintura Corporal Indígena Kayapó

Autoria: Professora Claudia Gomes

Local: Aldeia Potikere – Escola Municipal Irepumunhti

Duração: 40 dias

Público-alvo: Alunos indígenas Kayapó

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Objetivos

Valorizar a cultura e os saberes tradicionais dos Kayapó.

Estimular o aprendizado por meio da arte, leitura e escrita.

Desenvolver habilidades artísticas, especialmente os grafismos corporais.

Situar os alunos indígenas na contemporaneidade sem perder o vínculo com sua cultura.

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Conteúdos Trabalhados

Grafismo indígena: Estudo e prática dos padrões tradicionais.

Leitura e escrita: Produção textual a partir da vivência artística.

Identidade e pertencimento: Reflexões sobre a importância da pintura corporal.

Língua, etnia e cultura: Discussão sobre saberes e modos de vida dos Kayapó.

Material natural: Uso de jenipapo e urucum nas pinturas corporais.

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Significados das Pinturas Corporais Kayapó

Identidade e pertencimento: A pintura como marca de reconhecimento e integração à comunidade.

Proteção e poder: Os desenhos são utilizados em rituais e momentos especiais, com significados simbólicos.

Transmissão cultural: As mulheres Kayapó são as principais responsáveis por perpetuar esses saberes.


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Produção Final

Ao término do projeto, será confeccionado um livro ilustrado pelos próprios alunos, com apoio da professora Claudia Gomes, reunindo desenhos, textos e reflexões produzidas ao longo das atividades.

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Impacto

Este projeto é um exemplo de educação contextualizada, onde o conteúdo escolar é integrado à vivência cultural dos estudantes. Ele estimula a imaginação, promove o protagonismo indígena e fortalece a autoestima dos alunos, ao mesmo tempo em que preserva e valoriza a cultura Kayapó. 


📸 Projeto em Ação: Registros Visuais das Produções dos Estudantes 🎨










Por Mauri Vandir - Jornal O Níquel.






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