
Caderno, escola, lápis, caneta — Foto: TV Globo/Reprodução (Foto: )
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O Governo do Pará, por meio da
Secretaria de Estado de Educação (Seduc), inicia no dia 6 de janeiro, o
processo de matrícula 2024 para novos alunos, ou seja, aqueles que ainda não
possuem vínculo com a rede pública de ensino do Pará. As inscrições terminam no
dia 14 de janeiro e devem ser feitas no site de matrículas, criado pela Seduc.
Serão disponibilizadas vagas
para todos os níveis e modalidades da educação básica para escolas estaduais e
tecnológicas do Estado. Para os estudantes que já estudam na rede pública de
ensino estadual, a rematrícula será feita pela própria escola.
Para a matrícula, responsáveis
ou estudantes maiores de 18 anos deverão fazer um cadastro no site. No sistema,
será necessário informar o número do CPF e seguir os próximos passos. Na página
de abertura do site há um manual para auxiliar os usuários no preenchimento dos
dados, caso tenham dúvidas. Vale lembrar que a partir do dia 26 de dezembro, os
estudantes da rede já podem solicitar a transferência entre escolas no mesmo
sistema.
Para a matrícula de 2024, a
Seduc disponibilizou um sistema integrado que vai facilitar o ingresso de
estudantes de redes municipais na rede estadual, que se faz necessário quando
as escolas da rede municipal não ofertam o ano ou a série a ser cursada.
PROCESSO
*Esse processo integrado de matrículas já foi iniciado no começo de dezembro em
parceria com as secretarias municipais de educação que aderiram ao chamamento
da Seduc. O processo tem como objetivo melhorar a integração de processos entre
todas as escolas da rede pública de educação do Pará.
*Na primeira etapa, com início
no dia 6 de janeiro e término em 8 de janeiro de 2024, estarão abertas as
matrículas para novos estudantes com deficiência. Nos dias 09 e 10 de janeiro,
a matrícula será para novos alunos do ensino fundamental I e da EJA fundamental
I e II. Nos dias 11 e 12 de janeiro, a matrícula será para aqueles do ensino
fundamental II e da EJA fundamental, terceira e quarta etapas. Nos dias 13 e 14
de janeiro, a matrícula contemplará novos alunos do ensino médio e da EJA
médio, primeira e segunda etapas.
*Após a confirmação da matrícula
pelo site, o responsável ou o próprio estudante terá que entregar a
documentação na secretaria da escola, com os seguintes documentos: CPF do
aluno; certidão de nascimento ou casamento; Histórico Escolar original ou ressalva;
comprovante de residência; duas fotos 3×4 idênticas e recentes, e certificado
original e cópia ou atestado de conclusão do Ensino Fundamental, para os alunos
que cursarão o Ensino Médio.
CRONOGRAMA
*A partir de 26/12/2023 – Pedidos de transferência de alunos entre escolas da
rede estadual;
*De 06/01/2024 a 08/01/2024 – Pré-Matrícula para alunos novos, exclusivamente
alunos PCDs;
*09 e 10/01 – Pré-matrícula para alunos novos do Ensino Fundamental I 9 anos e
Eja Fundamental 1ª e 2ª etapas;
*11 e 12/01- Pré-matrícula para alunos novos do Ensino Fundamental II 9 anos e
Eja Fundamental 3ª e 4ª etapas;
*13 e 14/01 – Pré-matrícula para alunos novos do Ensino Médio e Eja Médio 1ª e
2ª etapas;
*A partir de 06/01 – Confirmação de matrícula, entrega de documentação na
escola de pré-matrícula, em até 72 horas. A Notícia Portal/Dol Carajás