Quarta-feira, 07 de Maio de 2025

Brasil
Publicada em 05/05/25 às 06:36h - 353 visualizações
VIGILÂNCIA DA AMAZÔNIA Avião da FAB pousa em São Félix do Xingu para dar apoio à base do Sivam

Jornal O Niquel



A aterrissagem despertou atenção de algumas pessoas e circulou nas redes. O Sivam é um projeto do Governo Federal e da Força Aérea Brasileira de proteção e monitoramento do espaço aéreo da Amazônia. Além de São Félix do Xingu, o Pará tem outros nove destacamentos do projeto.

 
 
 O avião da FAB despertou atenção de algumas pessoas e pousou por alguns instantes no município. A aterrissagem circulou nas redes sociais. (Foto: Divulgação)
Um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) pousou no município de São Félix do Xingu, sul do Pará, na última quarta-feira (30), para dar apoio à base do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam). A aterrissagem chamou atenção de algumas pessoas e circulou nas redes sociais.

O Sivam é um projeto do Governo Federal e da Força Aérea Brasileira de proteção e monitoramento do espaço aéreo da Amazônia. Além de São Félix do Xingu, o Pará tem outros nove destacamentos do projeto.


No município, a antena pode ser vista a vários metros de distância e fica ao lado do aeroporto municipal. O destacamento tem múltiplas funções, indo de monitoramento do espaço aéreo até meteorologia aeronáutica há quase 22 anos.

O Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Félix do Xingu (DTCEA-FX) foi um dos primeiros destacamentos do Pará, compondo uma rede do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea).

A estrutura fez parte do escopo do Projeto Sipam/Sivam, desenvolvido pela Força Aérea Brasileira (FAB). O projeto foi iniciado, segundo a Aeronáutica, no dia 25 de julho de 1997 e entrou em operação em 25 de julho de 2002, inaugurado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

A FAB pertence ao Ministério da Defesa e é um dos três ramos das Forças Armadas do Brasil, além do Exército e da Marinha.



(Da Redação do Fato Regional)



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






Estatísticas
Visitas: 3299134 Usuários Online: 187



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados