Março chegou e, como mês do
consumidor, traz uma campanha realizada desde 2019 pela Federação Brasileira de
Bancos (Febraban) para que a população endividada com as instituições
financeiras possa aliviar seu orçamento e resolver suas pendências, saindo da
inadimplência. Trata-se do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira,
desenvolvido em parceria com o Banco Central (Bacen), Secretaria Nacional do
Consumidor (Senacon) e Procons de todo o Brasil.
O mutirão começou no sábado (1º),
e vai até o dia 31 de março, com o envolvimento de mais de 160 bancos e
instituições financeiras, para que o consumidor endividado possa negociar as
dívidas com cartão de crédito, cheque especial, empréstimo pessoal, crédito
consignado e demais modalidades de crédito.
Mas atenção: a renegociação não
vale para dívidas com bens dados em garantia (veículos, motocicletas e imóveis,
por exemplo), para dívidas prescritas e para os contratos com parcelas em dia.
Os bancos participantes oferecem
parcelamento, descontos no valor da dívida e taxas de juros reduzidas para
refinanciamento, conforme sua política de crédito. “O mutirão traz ao
consumidor a oportunidade de renegociar suas dívidas de maneira mais favorável,
com condições especiais de pagamento, prazos e possíveis descontos. A ação
também ajuda a prevenir o superendividamento e serve como um canal para a
educação financeira dos consumidores, por meio de disponibilização de cursos e
conteúdo gratuito”, diz Amaury Oliva, diretor de Cidadania Financeira e
Relações com o Consumidor da Frebaban.
Em seis anos de realização, o
mutirão já repactuou mais de 33 milhões de contratos. Somente em 2024, foram
cerca de 3,5 milhões. Antes de o consumidor partir para a negociação, a
Febraban orienta-o a tomar duas providências básicas: conhecer as pendências e
entender a sua realidade financeira atual.
Se o consumidor tem mais de uma
dívida, o primeiro passo é fazer uma lista de todas elas, e, para cada uma,
anotar o nome do banco, o valor total, as parcelas já pagas e o saldo devedor.
Essas informações podem ser levantadas diretamente no próprio banco ou
instituição financeira. O consumidor pode ainda consultar gratuitamente o seu
CPF nos birôs de crédito, como SPC ou Serasa, ou pesquisar no Registrato do Banco Central.
Como negociar
São oferecidos diferentes canais
de negociação, para facilitar a vida do consumidor. E todos esses canais
oferecem as mesmas condições. A primeira dica dada pela Febraban é para que o
consumidor procure, primeiramente, o banco ou instituição financeira onde tem
dívida e pergunte quais as condições oferecidas para a negociação (descontos e
prazos).
Alguns bancos/financeiras criaram
canais específicos para este mutirão. Encontre a lista completa em https://meubolsoemdia.com.br/Materias/mutirao-da-negociacao .
Caso prefira, o consumidor pode ir diretamente ao banco. Mas há outra opção: o
consumidor pode negociar suas dívidas também no Feirão
Serasa Limpa Nome, que conta com atendimento on-line e presencial em
mais de dez mil agências dos Correios, em todo Brasil.
Serviço: Quem ficou
interessado no mutirão, pode saber todos os detalhes no site “Meu Bolso em
Dia”, que explica como fazer o melhor acordo, como manter as contas
equilibradas após a negociação, entre outras orientações.