
Tablado da ponte já está completo, interligando as duas margens (Foto: )
Faltam apenas 13 dias para que a
nova ponte sobre o Rio Itacaiúnas seja inaugurada, segundo prevê a Prefeitura
de Marabá, e toda a extensão da ponte em concreto está feita, ligando em
definitivo as duas margens – complexo Nova Marabá ao Cidade Nova. Nos últimos
dias a correria foi para iniciar o acabamento e também para asfaltar as vias de
acesso nas cabeceiras. De outro lado, moradores dos bairros Filadélfia e Vale
do Itacaiúnas, que certamente serão impactados, estranham não perceber obras
relacionadas a sinalização das ruas que vão receber maior tráfego.
Postes de iluminação foram
implantados pela PMM e já contam com iluminação para o trecho de acesso, em
ambos os lados, o que garantirá também a iluminação da própria ponte.
A inauguração será no dia 27 de
dezembro em solenidade que deverá contar com a presença do governador Helder
Barbalho. O horário e os demais detalhes ainda não são confirmados pela Ascom
da Prefeitura.

A ponte, uma parceria entre
governo do Estado e Município, teve as obras iniciadas em 2023 e, nos últimos
meses, teve os trabalhos intensificados pelo desejo do prefeito Tião Miranda de
entregá-la pronta, como último feito da sua segunda passagem de oito anos pela
Prefeitura. É um investimento total de R$ 109 milhões.
Com 524 metros de extensão e 16
metros de largura, a ponte conta com faixas de passeio de 1,85 m em ambos os
lados. A parte estaiada da estrutura abrange 240 metros, marcando o diferencial
arquitetônico e funcional da obra.

Os acessos do lado da Cidade Nova
receberam asfalto
Sem sinalização
Muita gente imaginava, por
exemplo, que a Avenida 2000, principal via pública daquela região, dando acesso
ao Belo Horizonte e Novo Horizonte, fosse receber um novo pavimento, uma vez
que o atual está bastante deteriorado.
“Ninguém está vendo aqui as
placas indicativas do melhor trajeto para chegar à ponte, sendo que muita gente
nem tem ideia de onde ela fica. Aqui certamente vai começar a passar muito
movimento de veículos e não vimos, até agora, alguma movimentação pra adequar
as coisas”, comenta Márcio Rogério Lima, morador da Rua Armando Brito, no
Filadélfia, justamente onde recairá o movimento de acesso à ponte.
A Rua Armando Brito seria o
prolongamento da Av. 2000, depois que ela faz a curva rumo ao Filadélfia e ao
Vale do Itacaiúnas. As vias públicas daquele trecho sempre tiveram um movimento
moderado e, obviamente, vão experimentar uma nova realidade depois de aberto o
tráfego na ponte.

Postes de energia e iluminação já
implantados
Prefeitura
O CORREIO fez questionamentos
oficiais à Prefeitura de Marabá sobre a aparente ausência de trabalho de
sinalização e melhorias das vias adjacentes à nova ponte, principalmente no
complexo Cidade Nova. A Ascom respondeu da seguinte forma nesta sexta-feira
(13):
“A Prefeitura Municipal de Marabá
informa que toda a sinalização horizontal e vertical das vias de acesso à ponte
será realizada pelo Departamento Municipal de Trânsito Urbano (DMTU), bem como
a orientação e fiscalização.
De acordo com a Secretaria
Municipal de Segurança Institucional (SMSI), os planejamentos das vias de
acesso e de trafegabilidade foram propostos pelo Plano Diretor, que é composto
por representantes das secretarias e da sociedade civil e já estão em andamento”.
(Da Redação Correio de Carajás)

