Parauapebas
As onças-pintadas são uma atração à parte para quem visita o BioParque. Atualmente, nove onças fazem parte do plantel do espaço que hoje abriga 360 animais de 67 espécies da fauna silvestre, entre aves, mamíferos e répteis.
E nesta semana, em alusão ao Dia da Onça, comemorado em 29 de novembro, os visitantes poderão participar de uma programação especial. As atividades serão realizadas no próximo sábado, dia 30, das 9h às 15h. Haverá trilha guiada até o recinto das onças, jogos educativos e interativos, pintura facial e muito mais. A iniciativa é promovida pela Vale em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa). A entrada é gratuita.
Sobre o Dia da Onça
Desde 2018, no dia 29 de novembro se celebra o Dia da Onça. A data foi estabelecida pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) como parte de uma estratégia de conscientização sobre a importância da conservação da espécie e do seu habitat.
Sobre o BioParque Vale Amazônia
O BioParque atua há 39 anos para a conservação da biodiversidade amazônica e promoção da educação ambiental, além de ser uma das principais opções de turismo e lazer para uma imersão pela diversidade na Amazônia. Instalado no coração da Floresta Nacional de Carajás, a unidade ocupa 30 hectares de área, com mais de 70% de floresta nativa, dividida entre 29 recintos e um plantel com mais de 360 animais de 67 espécies de fauna silvestre.
Em 2023, o BioParque recebeu 179 mil visitantes e conta, dentre outros espaços, com um centro de visitantes, sala de exposições, orquidário e um viveiro de imersão com mais de 85 aves de 24 espécies fazendo sobrevoo entre os visitantes. Outras estruturas como hospital veterinário, setor de reprodução de aves, biotério e sala de nutrição são dedicadas aos cuidados dos espécimes do BioParque.
SERVIÇO
O quê: Programação especial do BioParque Vale Amazônia em comemoração ao Dia da Onça
Quando: 30 de novembro, sábado
Horário: de 9h às 15h
Entrada gratuita
(Ascom Vale)
biodiversidade, BioParque Vale Amazônia