Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Brasil
Publicada em 17/03/22 às 09:16h - 181 visualizações
Evento internacional reúne governadores e lideranças de diversos países, nesta quinta-feira, no Amazonas
12ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Florestas reúne lideranças de mais de 10 países

Jornal O Niquel


Novos modelos de desenvolvimento para o futuro do planeta, priorizando a conservação ambiental e respeitando as populações tradicionais, são os focos dos debates internacionais que acontecerão na Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas (GCF Task Force), nesta quinta e sexta-feira, dias 17 e 18 de março, no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM). 

 

O evento, que é realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), reunirá os governadores do Amazonas, Acre e Amapá, o vice-governador do Mato Grosso, além de cinco governadores da Colômbia, México, Indonésia e Peru, e mais de 150 lideranças de diversos países.

 

As temáticas dos debates são sobre conhecimento, tecnologia, inovação, pesquisa, financiamento, parceria, implantação de governança, políticas públicas e outras ações voltadas ao combate das mudanças climáticas e em defesa das florestas tropicais do mundo. 




 

Na abertura do evento, no dia 17, das 9h às 12h, haverá uma solenidade com a presença do governador Wilson Lima; o embaixador da Noruega no Brasil, Odd Magne Rudd; o representante da Embaixada da Alemanha, Franziska Troger; o representante da Embaixada do Estados Unidos, Glenn Fedzer; entre outras autoridades.

 

Uma das ações importantes que acontecerão no evento será o lançamento do Programa Guardiões da Floresta, iniciativa que visa a reestruturação do antigo Bolsa Floresta, com o aumento do valor e de beneficiários, se tornando o maior sistema de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) do mundo.

 

Outro marco será a assinatura do memorando de entendimento entre os membros da Amazônia brasileira do GCF e a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (Usaid - sigla em inglês), que tem o objetivo de engajar esforços para estimular estratégias de conservação florestal. 

 

Também acontecerá a assinatura do Plano de Ação de Manaus (MAP), documento que norteará as próximas ações da Força-Tarefa, com foco em encontrar soluções para o desenvolvimento sustentável de regiões com florestas, atuando também em questões complexas como as desigualdades sociais. 

 

Ainda no evento, será realizada a entrega de 13 Concessões de Direito Real de Uso (CDRU) para moradores de Unidades de Conservação Estaduais, beneficiando mais de 7,3 mil famílias. 

 

Outra iniciativa é o lançamento do projeto Janela B, que será coordenado pela Fundação Amazônia Sustentável (FAS) e visa contribuir para o desenvolvimento, implementação e adequação de planos subnacionais e nacional de combate ao desmatamento ilegal e queimadas, habilitando os estados da Amazônia Legal para acessarem o mercado regulado de carbono.

 

Outra ação de grande importância para a conservação ambiental será o lançamento da Amazônia + 10, feito em parceria com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap) e Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti) para promover a ciência, a tecnologia e a inovação na Amazônia. 

Mais sobre a programação - A programação da Reunião Anual da Força-Tarefa de Governadores pelo Clima e Florestas segue no período da tarde, com a realização de debates e uma feira com produtos de bioeconomia, inclusive de artesãos de UCs do Amazonas. Serão mais de 20 estandes com produtos dos municípios de Barreirinha, Novo Airão, São Gabriel da Cachoeira, Santa Isabel do Rio Negro, Barcelos, Manaus e Parintins. Terá produtos feitos com madeira, sementes, fibras, entre outros. 

 

O primeiro painel do evento acontecerá, das 13h30 às 15h, com a temática Pessoas e Comunidades - IPLC Regional para Global + Parcerias Governamentais. O segundo debate será, das 15h30 às 17h, com o tema “Conhecimento, Tecnologia e Inovação - Tecnologias e Pesquisas Inovadoras para Conservação e Desenvolvimento”. 

   

Segundo dia - Já na sexta-feira (18/03), os debates serão das 9h às 10h30, com a temática sobre “Finanças e Investimento - Novas oportunidades financeiras para apoiar as jurisdições de Floresta Tropical (mercados de carbono + investimento privado). Das 11h às 12h30, os debates terão como tema “Governo e Políticas Públicas - Implementação de Governança Inovadora e Política em todo o GCF.

 

Das 12h30 às 13h, acontecerá o painel “Observações Finais e entrega de Prêmios - GCFTF Herói Todo Dia”. Além disso, também acontecerá a eleição do novo presidente da GCF. No período da tarde, acontecem ainda “Eventos Paralelos” com salas de debates.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452411 Usuários Online: 175



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados