Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Brasil
Publicada em 28/07/21 às 05:35h - 159 visualizações
Pará teve mais de 14 mil acidentes envolvendo motocicletas em 2020, aponta dados do Detran
Devido a esse índice preocupante, o órgão recomendar que os motociclistas reforcem a segurança no trânsito, para evitar acidentes, que podem deixar sequelas permanentes ou ser fatais

Jornal O Niquel



Dados do Departamento de Trânsito do Pará (Detran-PA) apontam que até novembro de 2020 foram registrados 14.601 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas/ciclomotores no Pará. Os dados foram divulgados nesta terça-feira (27), quando é celebrado o Dia do Motociclista.

Aproveitando a data, o Departamento de Trânsito do Estado alerta sobre alguns cuidados essenciais para fortalecer a segurança e preservar a saúde dos condutores de motocicleta, que estão entre a maioria das vítimas de colisões de trânsito. Entre as recomendações, o diretor técnico-operacional do órgão, José Bento Gouveia, pede para que os condutores respeitem a sinalização, dirijam de forma defensiva, observando o movimento dos outros veículos e não deixem de usar o capacete e sapato adequado (fechado atrás) para evitar acidentes.

“Todo o nosso carinho e respeito por todas as definições de motociclistas, sejam mototaxistas, motofretistas, pessoas que precisam ir trabalhar de moto ou se deslocar apenas como lazer. Pedimos que vocês se desloquem com muito cuidado por serem muito mais expostos. Atuamos para fortalecer a luta pelo respeito aos condutores com campanhas e qualificações”, afirma o diretor.


Por ano, a Escola Pública de Trânsito do Detran qualifica cerca 400 a 500 mototaxistas. O diretor explica que, no Pará, apenas 10 cidades possuem transporte coletivo. Nos outros municípios, os mototaxistas são ainda mais essenciais para fazer o transporte das pessoas e de bens.

“Isso demonstra a importância desses profissionais para o desenvolvimento de cidades, para agilizar entregas. Um profissional, por exemplo, faz de 20 a 30 viagens por dia para sustentar a família, enfrentando um trânsito complexo e, muitas vezes, com outros motoristas que não têm respeito pelos condutores de motocicletas”, ressalta José Bento Gouveia.

Acidentes: Segundo o Detran, em 2020, até novembro, foram registrados 14.601 acidentes de trânsito envolvendo motocicletas/ciclomotores no Pará, representando 33% dos acidentes totais, totalizando 606 motociclistas mortos e 9.856 feridos. Os dados de 2021 estão sendo contabilizados.

Em 2019, o Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência – referência em atendimento a traumas – recebeu 1.561 pacientes vítimas de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas. Em 2020, a unidade registrou 1.723 desse tipo de atendimento. De janeiro a junho deste ano, essas vítimas representam 761 atendimentos no HMUE.

“Uma das principais lesões é o traumatismo craniano pela falta do uso de capacete, além de traumas em membros inferiores e superiores e, na maioria, com fraturas expostas. Pacientes com essas lesões, comuns em acidentes de moto, seguem por um período de tratamento longo, que envolve uso de próteses, cirurgias delicadas e até procedimentos fisioterapêuticos”, enfatiza José Guataçara, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Metropolitano.

No interior do estado, a maiorias das internações por traumas de acidentes de trânsito envolve motociclistas. A categoria também lidera as ocorrências de óbitos no trânsito.

Tina Debord – com dados do Detran-PA

Foto: Divulgação

FONTE ZE DUDU




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452952 Usuários Online: 189



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados