Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Brasil
Publicada em 14/07/21 às 20:36h - 703 visualizações
Sicredi Ourilândia do Norte-PA, arrecada aproximadamente 2.000 Kg de alimentos em ação do Dia de Cooperar
Doações foram destinados a famílias carentes de entidades sociais dos municípios ( APAE e Igreja Católica)

Jornal O Niquel


 

 

Cooperativismo


Diante das dificuldades geradas por conta da pandemia de covid-19, as ações de responsabilidade social passaram a ganhar ainda mais importância. Em função disso, neste ano, o Dia C (Dia de Cooperar), movimento organizado nacionalmente pela Organização Brasileira das Cooperativas (OCB), que mobiliza o segmento com o objetivo de desenvolver ações de responsabilidade social, colocando em prática os valores e princípios do cooperativismo, busca auxiliar a sociedade a minimizar os impactos a partir da arrecadação de alimentos.

A iniciativa, celebrada no Dia Internacional do Cooperativismo, que este ano se comemora em 3 de julho, tem o mote “Vem Transformar”, e a Fundação Sicredi, em contribuição a Agenda Global e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), realiza uma campanha nacional de arrecadação de recursos para a compra de alimentos que serão direcionados para pessoas em situação de insegurança alimentar.


Igreja Católica


APAE


Max gerente do SICREDI



No ano passado, o Sicredi, por meio de suas 108 cooperativas de crédito, realizou, ao todo, 1.033 ações de cunho social, que beneficiaram 4,1 milhões de pessoas nas comunidades de 612 cidades. A instituição contou com o apoio de mais de 30 mil voluntários, entre eles, seus próprios colaboradores. O impacto das ações do Sicredi representou mais de 50% das pessoas beneficiadas e quase 1/3 do total de iniciativas do Dia C foram realizadas por alguma de suas cooperativas. No total, em 2020, o Dia C beneficiou mais de 7,8 milhões de pessoas com as mais de 2,8 mil iniciativas e ações realizadas por 2.226 cooperativas e seus mais de 137 mil voluntários. Ao todo, 1.383 municípios brasileiros registraram a força do voluntariado cooperativista.

“Atitudes simples movem o mundo e, diante de um momento tão desafiador, estamos mais do que nunca colocando em prática nossos valores e princípios. Ao apoiar novamente o movimento do Dia C permanecemos ao lado dos nossos associados, colaboradores e das comunidades no enfrentamento da pandemia e seus efeitos, este ano com foco na arrecadação de alimentos”, explica Romeo Balzan, superintendente da Fundação Sicredi.

Origem do Dia C

O Dia de Cooperar (Dia C) nasceu em 2009 como um projeto inovador em Minas Gerais. Em 2015, o Sistema OCB decidiu vincular as iniciativas do Dia de Cooperar à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Fato que contribui bastante para o estreitamento dos laços entre a ONU e o Sistema OCB.

 

 

 




Dia de Cooperar

 

Promovida pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a data é uma comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo, com atividades realizadas por voluntários nas áreas de saúde, lazer, educação e meio ambiente para transformar realidades.  As iniciativas do Dia C estão alinhadas aos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O Dia C nasceu em 2009, em Minas Gerais, e logo ganhou a adesão de cooperativas de todo o território nacional. Segundo a OCB/MT, as cooperativas de Mato Grosso fazem parte desse movimento desde 2013. Desde 2019, o conceito do programa mudou e, em vez de as ações se concentrarem em uma única data, passaram a ser realizadas ao longo do ano.

 

 

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 24 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br).

*Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2478767 Usuários Online: 179



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados