Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Brasil
Publicada em 01/06/21 às 10:37h - 1196 visualizações
Ourilândia do Norte: Filha de Paulinho Paiakan assume como cacique na Aldeia Kaiapó
A solenidade de posse do novo cacicado na aldeia Moikarakô Ti – Kaiapó começou na sexta-feira (28) e encerrou neste domingo (30) e contou a presença de Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), por meio da Gerência de Proteção dos Direitos d

Jornal O Niquel



A Secretaria de Justiça e Direitos Humanos, por meio da Gerência de Proteção dos Direitos dos Povos Indígenas, participou da cerimônia de posse dos novos caciques do povo Kaiapó, que vivem na aldeia Moikarakô Ti – Kaiapó, em Ourilândia do Norte, no sudeste do Pará. A solenidade começou sexta-feira (28) e encerrou neste domingo (30).

Foram empossados como novos caciques Ô-É Paiakan Kayapó e Ireô Kayapó. A coordenadora da GPDPI Puyr Tembé, que é líder indígena pertence ao povo Tembé, da TI Alto Rio Guamá, representou a Sejudh na cerimônia. Ela disse que a participação do estado no evento reforça e reconhece a importância da participação feminina no cacicado.

“O empoderamento das mulheres é de extrema importância e valoriza os espaços de decisão política interna dos povos indígenas”, enfatizou.

Os Kayapó são povos que vivem às margens do Rio Xingu e de seus afluentes, no sul e sudeste do Pará. Diversas aldeias ainda mantêm as tradições originais, como a língua falada que pertence à família linguística Jê.




Ô-É Paiakan Kayapó é mais uma mulher que assume como cacique em aldeia dos Kayapó, do Xingu. Ela é filha do líder indígena Paulinho Paiakan, que faleceu em 2020, vítima da Covid-19. Ele foi uma das lideranças indígenas mais conhecidas da região e chegou a ser acusado de estupro em 1992, contra a estudante Sílvia Letícia, em Redenção, no sul do Pará, caso que ganhou grande repercussão no país e no exterior.









Bep’kororoti Payakan, seu nome na língua do povo Kayapó, ficou famoso nas décadas de 1980 e 1990 ao lutar pela inclusão dos direitos indígenas na Constituição Federal de 1988, pelo cancelamento do primeiro projeto da Hidrelétrica de Belo Monte (denominada de Kararô em 1989) e pela demarcação da Terra Indígena Kayapó em 1991.

Tina DeBord

 

Blog Ze Dudu




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452299 Usuários Online: 163



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados