O vice-prefeito Raphael da Saúde enfatizou a importância do programa para fortalecer pequenos agricultores de Tucumã e demais municípios da região da PA-279 (Foto: Ascom PMT)
Cerca de 500 famílias de Tucumã, Ourilândia do Norte e São Félix do Xingu estarão aptas a solicitar um financiamento para compra de terras, através do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNCF). Trata-se de uma medida do Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Agricultura Família (MDA), que destinou R$ 1,8 bilhão ao Pará. Nesta quinta-feira (20), a proposta foi apresentada em uma reunião pública em Tucumã, com a presença do vice-prefeito Raphael da Saúde (PP).
A reunião ocorreu na Associação Comercial, Industrial e Agropastoril de Tucumã (Aciapt), promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e com apoio da prefeitura. “Esse é um programa muito importante. Terra é mais que um pedaço de chão. É dignidade, trabalho, cidadania e valorização de quem quer produzir. Por isso, a gestão de Dr. Celso e Raphael apoia e reafirma o compromisso com o produtor rural, cuidando da nossa gente”, declarou o vice-prefeito.
Pelo programa, os financiamento podem ser feitos de até 25 anos, com 40% de desconto sobre o valor do capital financiado e 36 meses de carência. O programa também prioriza a inclusão de jovens, mulheres e iniciativas voltadas para a preservação ambiental, como informa a Sedap. Mas os recursos, além de permitir a compra de terras legais, permite obras em pequenas propriedades rurais já existentes e até mesmo contratar projetos de assistência técnica rural.
(VICTOR FURTADO, da Redação do Fato Regional)