Por Governo do Pará (SECOM)
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública
(Sespa), anunciou que o Anita Gerosa será o Novo Hospital Materno Infantil do
Estado. Neste sábado (3), o governador do Pará, Helder Barbalho, e a
vice-governadora, Hanna Ghassan, estiveram nas instalações do local em
Ananindeua, na Região Metropolitana de Belém. A unidade se tornará referência
no atendimento à mulher e à criança.
A iniciativa integra o planejamento de reconstrução do hospital, após a
desapropriação do imóvel ser oficializada em dezembro de 2025, por meio de
decreto publicado no Diário Oficial do Estado. A iniciativa faz parte da
estratégia do governo para ampliar a rede pública de saúde na Região
Metropolitana, com foco na assistência materno-infantil.
Foram avaliadas a estrutura física da unidade, a disposição dos leitos e
a adequação às normas técnicas e de segurança. A ação marca o início do
processo de intervenções para reativação do hospital.

Foto: Marcelo Lelis
/ Ag. Pará
“Este hospital representa a história da saúde em Ananindeua.
Infelizmente, há cerca de um ano, a unidade foi fechada por falta de pagamento
por parte da prefeitura. Diante dessa realidade, o Governo do Estado adquiriu o
hospital e agora trabalha para reabrir suas portas ao sistema público de saúde.
A partir da próxima semana, nossas equipes iniciam as adaptações, reformas,
modernizações, aquisição de equipamentos e a contratação da gestão. Em até três
meses, o Hospital Anita Gerosa será transformado em um hospital público
estadual materno-infantil, garantindo atendimento gratuito, digno e de
qualidade às mães, bebês e famílias de Ananindeua e de toda a Região
Metropolitana”, afirmou o governador Helder Barbalho.
Reforço à rede de saúde na Região Metropolitana
A vice-governadora Hana Ghassan destacou que a aquisição do hospital faz
parte de um planejamento estratégico para fortalecer o acesso à saúde pública.
“A saúde pública é uma prioridade para o Governo do Estado. Temos atuado
em todo o Pará para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde onde as
pessoas vivem. A aquisição deste hospital faz parte do nosso planejamento para
a expansão da rede em Ananindeua e em toda a Região Metropolitana. Sabemos que
saúde é um bem essencial e, por isso, o Estado faz a sua parte ao tornar essa
unidade pública, garantindo atendimento a todas as famílias do município e da
região”, afirmou.
A secretária de Saúde Pública, Ivete Vaz, também enfatizou o novo
momento que se inicia com a desapropriação da unidade. “O Estado passa a
assumir oficialmente essa unidade de saúde e garantimos que ele será reativado
com segurança e qualidade. Nosso objetivo é devolver à população de Ananindeua
um serviço essencial, fortalecendo a rede materno-infantil da Região
Metropolitana”, destacou.
Moradores de Ananindeua também expressaram expectativa positiva com a
reabertura da unidade. Para Cristiane Souza, moradora do bairro Guajará I, o
retorno do hospital representa mais segurança para as famílias. “A expectativa
é muito grande para que o hospital reabra, porque vai atender muitas mulheres e
crianças. A gente fica muito feliz, porque é um serviço essencial para quem
mora aqui em Ananindeua”, afirmou.
Estrutura e serviços do novo hospital
O Hospital Anita Gerosa será transformado em uma unidade pública com
atendimento clínico geral, internações de baixa e média complexidade, serviços
cirúrgicos básicos, atendimento neonatal e exames por imagem. Inicialmente, a
nova estrutura contará com mais de 60 leitos, ampliando significativamente a
capacidade de atendimento às gestantes e recém-nascidos da região.

Foto: Augusto
Miranda / Ag. Pará
O hospital é historicamente reconhecido como referência nas áreas de
obstetrícia e ginecologia. Uma equipe de engenheiros da Sespa já atua no
planejamento das adequações necessárias, incluindo análise da rede elétrica, da
estrutura física e dos fluxos assistenciais, com o objetivo de garantir que a
unidade esteja pronta para funcionar após a conclusão das reformas.
Investimentos fortalecem a saúde em Ananindeua
A implantação do novo Hospital Estadual Materno Infantil soma-se a uma
série de investimentos realizados pelo Governo do Pará na área da saúde em
Ananindeua. O Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) recebeu
importantes melhorias nos últimos anos, incluindo:
- Equipamentos de ponta em 2024, como microscópio moderno, torre de
vídeo de alta resolução, mesas cirúrgicas elétricas e autoclaves
- Ampliação do número de leitos em 2022
- Instalação de dois tomógrafos e um equipamento de ressonância magnética em
2021
Além disso, a Sespa mantém ações contínuas no município por meio das
Usinas da Paz, com atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos,
campanhas de vacinação, ações de vigilância em saúde e iniciativas voltadas a
mulheres e povos indígenas, reafirmando o compromisso do Estado com uma saúde
pública mais acessível, humanizada e de qualidade.


📞 Douglas Ávila – Responsável pelas
vendas e entregas
(94) 99251-7465
