Domingo, 20 de Julho de 2025

POLÍCIA
Publicada em 30/05/25 às 05:37h - 132 visualizações
Polícia Civil do Pará apreende bens e valores de investigados por lavagem de dinheiro no estado e em Brasília
Ao todo, nove mandados judiciais de busca e apreensão foram cumpridos em Belém, Marabá, Parauapebas e Brasília

Jornal O Niquel

A Polícia Civil do Pará, por meio da Diretoria de Combate à Corrupção (Decor) e da Divisão de Repressão à Lavagem de Dinheiro (DRLD), deflagrou a operação “Algoritmo” e cumpriu, na manhã desta quarta-feira (28), nove mandados judiciais de busca e apreensão nos municípios paraenses de Belém, Marabá, Parauapebas e em Brasília, no Distrito Federal. A operação contou com o apoio da Decor/DF, do Núcleo de Inteligência Policial, da Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) e da Secretaria da Fazenda do Estado do Pará (Sefa).


A ação é parte de uma investigação em curso que apura a prática de crimes contra a ordem tributária e lavagem de dinheiro, envolvendo um grupo empresarial com atuação em múltiplos ramos econômicos.

“As investigações, iniciadas a partir de relatórios de inteligência financeira, revelaram indícios de sonegação fiscal, ocultação de patrimônio e tentativas de burlar bloqueios judiciais por meio de movimentações bancárias atípicas”, informou o delegado Fausto Bulcão, diretor da Decor no Pará.

“Algumas empresas do grupo operavam com saldos bancários diariamente zerados e estavam sediadas em um escritório de contabilidade, o que reforça as suspeitas de esquema de blindagem patrimonial”, explicou o diretor.

Durante o cumprimento dos mandados judiciais, foram apreendidos aparelhos celulares, documentos diversos, materiais contábeis, equipamentos e dispositivos eletrônicos, além de considerável quantia em espécie. Uma pistola de calibre .380, acompanhada de 50 munições intactas, foi apreendida e apresentada na Seccional Urbana de Marabá, para as providências legais cabíveis.





A Justiça autorizou ainda a quebra dos sigilos fiscal e bancário dos investigados, além do bloqueio de valores no montante aproximado de cinco milhões de reais.

“As investigações permanecem em curso, com o objetivo de identificar todos os envolvidos no esquema criminoso. A Polícia Civil do Estado do Pará reitera seu compromisso institucional com o combate rigoroso aos crimes contra a ordem tributária, atuando em defesa do interesse público”, afirmou o diretor Fausto.

(Agência Pará. Texto: Wander Lima/ Polícia Civil)  

Polícia Civil



ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:






Estatísticas
Visitas: 3490912 Usuários Online: 190



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados