Domingo, 12 de Janeiro de 2025

LAZER
Publicada em 09/01/25 às 06:13h - 37 visualizações
Canaã dos Carajás é destaque no Mapa do Turismo Brasileiro
A categorização considera critérios como empregos formais no setor, fluxo de turistas, arrecadação de impostos e serviços turísticos registrados

Jornal O Niquel

Canaã dos Carajás foi destaque no Mapa do Turismo Brasileiro, ocupando a categoria B, o que representa a qualidade e a força do turismo no município. O estudo avalia o fluxo turístico, a geração de empregos e a arrecadação de impostos provenientes do setor, categorizando as cidades em escalas de “A” a “E”, com base em indicadores técnicos.

 

Elaborada pelo Ministério do Turismo, dentro do Programa de Regionalização do Setor, a classificação leva em consideração, entre outros indicadores técnicos, a quantidade estimada de visitantes, os serviços oferecidos aos turistas, a organização do setor e o número de empregos em estabelecimentos de hospedagem.

De acordo com o coordenador de Turismo da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Reginaldo Pires, o Ministério do Turismo possui o sistema chamado SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro). No estado do Pará, dos 144 municípios, apenas 62 estão na categorização. Essa categorização vai da letra A até E — sendo a categoria A geralmente destinada às capitais e cidade com excelência em atividades do turismo. No estado, apenas três municípios pertencem à categoria A: Belém, Altamira e Santarém. Já Canaã dos Carajás integra o seleto grupo da categoria B, na qual apenas 12 municípios paraenses estão incluídos.

“É muito importante para o município. Essa categorização leva em consideração o número de visitantes domésticos e internacionais, o número de empregos formais, além da arrecadação de impostos relacionados ao meio de transporte, às agências de viagem, aos restaurantes e aos hotéis.”, pontuou.

A categorização considera critérios como empregos formais no setor, fluxo de turistas, arrecadação de impostos e serviços turísticos registrados. Esses dados, obtidos por meio do Relatório Anual de Informações Sociais (RAIS), da Fipe e da Receita Federal, referem-se ao período de 2021.

O avanço para categorias mais altas traz benefícios diretos, como maior acesso a recursos para infraestrutura, promoção e eventos. Já os municípios nas categorias iniciais são incentivados a explorar e desenvolver seu potencial turístico, com apoio técnico da Secretaria de Estado de Turismo (Setur).





















ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 3072013 Usuários Online: 175



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2025 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados