São Félix do Xingu (PA), 03 de junho de 2025 — A cidade viveu um momento marcante com a presença do renomado biólogo e apresentador Richard Rasmussen, durante a Semana Municipal de Meio Ambiente, promovida pela Gestão do Prefeito Fabrício Batista, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.
Evento lota a Quadra do Triângulo
O Seminário Ambiental realizado na Quadra do Triângulo foi um verdadeiro sucesso de público. Moradores de todas as idades compareceram em peso para prestigiar o evento e ouvir as importantes mensagens sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
Foto divulgação
Presença ilustre: Richard Rasmussen
Conhecido nacionalmente por seu trabalho à frente do programa Aventura Selvagem, Richard Rasmussen encantou o público com uma palestra inspiradora sobre a conservação da biodiversidade e a importância dos rios Fresco e Xingu.
“Rio Xingu Limpo começa com a sua ação. Preservar é garantir o futuro, inclusive da pesca”, destacou o biólogo, ao abordar o tema Xingu Limpo, Futuro Vivo.
“É emocionante ver o engajamento desta comunidade. São Félix tem um papel fundamental na proteção da Amazônia, e eventos como este renovam a nossa esperança. Aqui não temos só peixes — temos uma diversidade impressionante. Tive a oportunidade de conhecer na região um peixe que só existe aqui, um peixe muito, muito ornamental. Vejo que os problemas aqui são os mesmos quando se trata de Amazônia. Mas aqui não tem só peixe — há outras riquezas, como aves, arraias e tantas outras espécies com as quais podemos trabalhar e proteger”, afirmou Richard Rasmussen.
Compromisso da gestão municipal
Durante o evento, o Prefeito Fabrício Batista destacou a relevância dos ensinamentos de Richard Rasmussen e reafirmou o compromisso de sua gestão com o meio ambiente:
“Este é um projeto que vamos continuar. A legalização fundiária e ambiental é essencial para o futuro do nosso município”, afirmou o prefeito, agradecendo a presença de todos — adultos e crianças — que participaram do seminário.
Prefeito Fabrício Batista ao lado do biólogo Richard Rasmussen. Foto: Divulgação.
Secretaria de Meio Ambiente à frente
A Secretária Municipal de Meio Ambiente, Marcely, foi a responsável pela condução do evento, que entrou para a história de São Félix do Xingu como um marco na educação ambiental e no engajamento da população pela causa ecológica.
“Estamos muito felizes com o resultado. É gratificante ver a população envolvida e consciente da importância de cuidar da nossa terra e dos nossos rios. Enquanto a floresta for sinônimo de pobreza e miséria para quem vive nela, a gente não vai sair desse buraco. A gente vê como os ribeirinhos têm muitas dificuldades. Falar em queimada e desmatamento é muito fácil, todos falam. Eu tenho projeto com ribeirinhos que não recebem presente de Natal, nem no Dia das Crianças, e que têm dificuldade até para vir à zona urbana. Temos uma biodiversidade incrível, e o que precisa ser feito, estamos fazendo e vamos fazer ainda mais para atingir esse objetivo — e com o apoio do prefeito Fabrício, que é alguém em quem podemos confiar”, declarou a secretária Marcely.
Secretária da Semmas Marcely Duarte junto com a equipe da pasta de Meio Ambiente. Foto: Divulgação.
Uma multidão entre empresários e população em geral compareceu à palestra do biólogo e apresentador de TV, Richard Rasmussen, realizada na quadra do Triângulo, em São Félix do Xingu, nesta terça-feira, 03, com a presença do prefeito Fabrício Batista e da secretária do Meio Ambiente e Mineração (Semmas), Marcely Duarte.
O evento integra as ações da Semana do Meio Ambiente da Secretaria Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de São Félix do Xingu.
Com o tema: “Xingu limpo, futuro Vivo: a importância dos rios Xingu e Fresco e como pescar é proteger quando se respeita a natureza”, o biólogo Richard Rasmussen abordou a modernização do agronegócio brasileiro como aliada na preservação do meio ambiente.
“As mudanças estão chegando aos poucos aqui. Elas estão vindo especialmente do Centro-Oeste e do Sudeste para a região Norte e acho que elas vem em boa hora. Aqui as coisas vão começar a se organizar”, destacou o biólogo.
Ao lado de Rasmussen, o prefeito Fabrício Batista lembrou do município como potência econômica, sendo o maior produtor de rebanho bovino do país e, ao mesmo tempo, tendo mais de 70% de área preservada. “Estamos fazendo o nosso papel e podemos melhorar ainda mais trazendo a tecnologia como forma de ampliar o nosso rebanho e conservar o meio ambiente com regularizações fundiárias e ambientais. Só isso aí já põe um basta em todo tipo de especulação, de insegurança juridica”, ressaltou Batista.
“Descarte Premiado” – A Semana do Meio Ambiente segue até esta sexta-feira, 06, com palestras nas escolas sobre o tema meio ambiente e atividades em vários pontos da cidade. Na Praça Céus, onde foi montado uma tenda, acontece a ação “Descarte Premiado”, onde o morador leva o óleo de cozinha usado e troca por prêmios.
Potência do agronegócio – Considerado um dos rios mais belos e importantes, o Rio Xingu é um dos mais exuberantes rios do mundo e São Félix do Xingu é o terceiro maior município do Pará e o sexto maior do país, sendo um dos maiores produtores e exportadores de rebanho bovino do Brasil.