Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Brasil
Publicada em 18/12/19 às 10:23h - 154 visualizações
Estado e prefeituras discutem parcerias e definem metas para 2020

lider fm ourilandia

 (Foto: lider fm ourilandia)

Para definir projetos em comum e ampliar parcerias para o desenvolvimento do Estado, o governador do Pará, Helder Barbalho, se reuniu nesta terça-feira (17), com secretários de Estado e prefeitos, em um amplo debate e avaliação de ações já realizadas, além de estabelecer iniciativas para 2020. No encontro, que ocorreu no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém, os participantes discutiram demandas sobre questões essenciais para o desenvolvimento de cada região, como a assinatura de convênios e execução de programas e projetos na área de geração de emprego e renda. O governo do Estado compartilhou com os prefeitos suas principais diretrizes e mostrou como os municípios podem ser parceiros na construção de políticas públicas e definição de metas futuras. Segundo o governador Helder Barbalho, o Estado necessita dessa aproximação com os municípios na busca pelo crescimento e melhorias de serviços públicos para a população. “Pregamos a necessidade da união de todos em favor do Estado. Esta união do governo estadual e governo federal, com cada um dos 144 municípios, é importante para que as políticas públicas cheguem de maneira qualificada, seja nas ações diretas do Estado, como nas ações dos municípios apoiadas pelo Estado, para que eles sejam capazes de oferecer serviços de qualidade, que é direito da população. E no encontro de hoje fazemos um balanço deste primeiro ano de trabalho, além de aprimorar essas ações, para que permitam absoluto entrosamento das gestões”, reiterou o governador.

Helder Barbalho e prefeitos discutiram demandas em áreas essenciaisFoto:Helder Barbalho enfatizou, ainda, a importância da geração de emprego e renda, que precisa ser ampliada no Estado. “Temos a única missão de servir à população do Estado através de obras, benefícios, serviços e políticas públicas, como geração de emprego, e estamos trazendo novos empreendimentos, novas indústrias, novas operações, para dinamizar a economia paraense”, afirmou o governador. Prioridades – Com a finalidade de integrar a gestão estadual com as prefeituras, a secretária de Estado de Planejamento e Administração, Hana Ghassan, destacou as ações e os investimentos priorizados pelo governo. “Fico feliz em participar deste momento, e ver essa integração do Estado com os prefeitos, já que muitos projetos prioritários para o Estado passam pelas prefeituras, como a redução da mortalidade materna, que é uma ação preventiva, pois o trabalho é feito de forma conjunta, Estado e municípios”, disse a secretária. Na reunião de hoje, a ênfase foi dada a projetos prioritários para os municípios. Os investimentos são de grande volume, principalmente nas áreas de infraestrutura, logística e, especificamente, saneamento, “que é um ponto importante, além da educação e saúde, como a ampliação de leitos no Pará”, destacou Hana Ghassan.

O prefeito de Santarém, Nélio Aguiar, que também preside a Federação das Associações de Municípios do Estado do Pará (Famep), ressaltou a importância do diálogo entre Estado e municípios. “Para nós, esse tipo de diálogo com o governo do Estado é importante, pois temos situações individuais, e precisamos conversar, trocar ideias e fortalecer a parceria”, acrescentou Nélio Aguiar.

Crédito e segurança – As expectativas das ações do governo e a importância de o Estado motivar os municípios com a realização de encontros, foram destacadas por Braselino Assunção, presidente do Banco do Estado do Pará (Banpará). “Temos expectativas positivas, já que o Banpará se faz presente em 105 municípios, e até o fim do governo chegará aos 144. Temos muito a oferecer, como crédito ao micro, pequeno e médio empreendedor. Além de poder ouvir a demanda de cada município, que é importante para que participemos efetivamente do desenvolvimento econômico do Estado”, disse Braselino Assunção.


Segurança é uma das áreas que mais demandam investimentos. O titular da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, falou sobre os projetos em andamento na área e as perspectivas para o próximo ano. “É sempre bom ouvir os prefeitos, visto que temos um território extenso, e eles nos trazem as demandas específicas. É bom estarmos atentos a isso sempre, pois também avaliamos a nossa gestão para traçarmos o próximo passo. Essa troca de informação é importante, por exemplo, no interior do Estado, onde já houve uma melhora significativa, mas ainda há muito a ser feito. Contamos com a parceria dos prefeitos para que possamos melhorar cada vez mais”, ressaltou Ualame Machado.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452712 Usuários Online: 163



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados