Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Brasil
Publicada em 15/04/19 às 08:51h - 229 visualizações
São Félix do Xingu terá 7ª Semana dos Povos Indígenas

lider fm ourilandia

 (Foto: lider fm ourilandia)

Com o tema “Eu existo…” e apoio e organização da Prefeitura Municipal de São Félix do Xingu, envolvendo várias secretarias, acontece, de 17 a 19 deste mês, nas aldeias Moxkàràkô (Riozinho e Rio Fresco) e Kokraxmôrô (Rio Xingu), as festividades da 7ª Semana dos Povos Indígenas 2019. O tema remete para as lutas dos povos indígenas e destaca a importância do povo Kayapópara a História do Brasil e do Pará.

Uma das batalhas travadas atualmente pelos indígenas é contra a decisão do governo federal, de acabar com a Secretaria Especial da Saúde Indígena (Sesai), vinculada ao Ministério da Saúde. Segundo a nova proposta, os indígenas passarão a ser tratados pelo Sistema Único de Saúde (SUS), nas Unidades Básicas de Saúde dos municípios, e não mais pelas Casas de Saúde Indígenas (Casais). Unidos, os povos indígenas de todo o País tentam reverter essa situação.

Milhares de pessoas são esperadas em São Félix do Xingu para as festividades

A festa indígena, que acontece nas duas aldeias, simultaneamente, será aberta ao público, com o objetivo de, cada vez mais, integrar o branco ao índio, cuja cultura será sempre valorizada a preservada, para as futuras gerações. Durante a programação dos três dias haverá atividades de cidadania, cultura, esporte e saúde. Quem desejar acompanhar as atividades integralmente, poderá ficar acampado nas aldeias, uma área destinada a camping.

Ali estarão representantes das secretarias de Educação, Saúde e Esporte, entre outras, de São Félix do Xingu. A previsão é de que esta 7ª Semana dos Povos Indígenas reúna novamente milhares de visitantes nas aldeias. Em 2018, aproximadamente 7 mil pessoas estiveram na cidade para  participar das festividades, inclusive o então ex governador Simão Jatene, senadores, ministros e outras autoridades. Por enquanto, para este ano, está conformada a presença do cacique Raoni, importante liderança indígena. A prefeita MInervina Barros estará presente, prestigiando os indígenas, com em todas as outras festividades.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2480269 Usuários Online: 218



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados