Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Brasil
Publicada em 04/09/18 às 09:33h - 233 visualizações
IEC confirma quatro casos de doença de Chagas em São Miguel do Guamá, no Pará

Tiago Araújo

 (Foto: lider fm ourilandia)

Foram confirmados nesta segunda-feira (3) quatro casos de doença de Chagas em São Miguel do Guamá, nordeste do estado. Os diagnósticos foram feitos pelo Instituto Evandro Chagas (IEC). Todos os casos são de uma mesma família e em estado agudo. Um quinto paciente com suspeitas da doença ainda aguarda resultado de exames. Segundo a Vigilância Sanitária do município, a família vive na comunidade Tabatinga, em região conhecida como Tatuaia. A coordenadora Shirley Oliveira disse que eles apresentaram náuseas, febre e tinham procurado atendimento médico. “Eles disseram que os sintomas apareceram logo após o Dia dos Pais, fizeram consultas, mas não investigaram as causas”, explicou. Ainda segundo Oliveira, a família procurou o hospital da cidade onde foram feitos os primeiros exames que constataram a doença. Em seguida, o diagnóstico foi solicitado ao IEC. A doença de Chagas é transmitida por parasito e pode ocorrer por meio de alimentos, como o açaí. Uma pesquisa divulgou que cerca de 10% dos alimentos à base de açaí no Pará e no Rio de Janeiro apresentaram DNA do parasito. Segundo a Vigilância Sanitária, a família atingida pela doença vive em região onde muitas famílias coletam e produzem o açaí que consomem. A prefeitura de São Miguel do Guamá informou que organiza cursos e palestras sobre a manipulação correta do açaí e que, na comunidade citada, está sendo feita uma série de palestras educativas para os moradores.

Casos recentes no Pará
O Instituto Evandro Chagas confirmou no dia 20 de agosto a contaminação de 20 pessoas com a doença de Chagas em Acará, no nordeste do estado. Os casos foram confirmados após dois surtos da doença terem ocorrido em duas famílias após terem ingerido o açaí contaminado. Em Tucuruí, sudeste do Pará, a Secretaria de Saúde do município confirmou no dia 7 de março três de casos de doença de chagas. As vítimas são da mesma família e a suspeita de contaminação teria sido pelo consumo do açaí.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:


(94)99105 2029






Videos

ANIVERSARIANTES DO MÊS
  • PARABÉNS VANESSA!!! 07/09/2023
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • NELSON 22-06
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
  • GERMANO 25-04
    Cidade: OURILÂNDIA DO NORTE - PA
OUVINTE DO MÊS



Nenhum registro encontrado



Estatísticas
Visitas: 2452735 Usuários Online: 182



Converse conosco pelo Whatsapp!
Copyright (c) 2024 - Jornal O Niquel - Todos os direitos reservados